sábado, 19 de novembro de 2011

Aula VI - 16/11/11

- Continuação da realização de exercícios em AutoCad - construção de um tabuleiro de xadrez:


# Criação de duas layers: a das peças brancas e a das peças pretas;~
# Comando solid (que já conhecemos como ferramenta da mancha);
# Criação das peças quadrangulares que têm como coordenadas: 0,0; 1,0; 0,1; 1,1;
# Comandos zoom e e para visualizar;
# Usando os comando array e r faz-se cópias do quadrados, obtendo 4 quadrados -> 4 colunas com um intervalo de 2 entre elas;
# Comandos copy, all para copiar os quadrados já obtidos de modo a criar então o tabuleiro de xadrez -> selecciona-se a diagonal do quadrado, de baixo para cima, da esquerda para a direita;
# De novo os comandos copy, all e selecção de um ponto e depois @ -> serve para indicar as coordenadas do último ponto seleccionado;
# Comandos mirror e p, seleccionam-se as entidades e copiam-se usando um eixo na horizontal, d esquerda para a direita, a meio da mancha obtida pelo xadrez;
# Comandos chprop e p para a criação das peças pretas;
# Novamente o comando chprop e filter para conseguir seleccionar através das layers e adicionar a layer das peças pretas;
# Comandos chprop e t para escolher uma altura -> 0.1;
# Comando vp para visualizar -> escolhe-se os graus x:215, y:35;
# Comando shade para visualizar tudo.


No segundo exercício:


# Comando rec que serve para desenhar restângulos com apenas dois pontos da diagonal -> 0,0; 1,1;
# Comando list permite ver as propriedades das entidades criadas;
# Comando region e seleccionar a entidade;
# Comando shade para preencher;
# Ao usar o comando list já se podem ver as alterações;
# Comando array para criar o segundo quadrado, escolheu-se polar e os pontos médios do quadrado (0.5,0.5). O ângulo escolhido foi 45;
# Comando union para unir as entidades;
# Criar as 3 layers com os nomes: união, intersecção e subtracção -> congela-se a união;
# Selecciona-se a layer da subtracção e recorre-se ao comando rec para criar novamente o quadrado -> o segundo quadrado tem de ângulo -10;
# Comando region para visualizar apenas a subtracção e depois, subtract, sendo necessário seleccionar primeiro o quadrado original;
# Para a intersecção, faz-se o mesmo que se fez anteriormente congelando-se também a layer da subtracção;
# Comando intersect para visualizar a intersecção.

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