domingo, 15 de abril de 2012

5.ª SEMANA

Na primeira aula instalámos o programa 3D Studio Max.
# Começou-se por voltar a abrir o ficheiro com o "tempietto":
* Primeiro é necessário remover todos os elementos que não são solid body;
* Comando erase -> all -> remove -> filter;
* Comando scale -> all tendo como ponto de base 0,0 e usando o número 1000 para depois poder exportar para o programa 3D Studio Max;
* Comando dxfout para depois poder importar no 3D Studio Max -> transforma o documento num ficheiro de texto;
* Importa-se o ficheiro no 3D Studio Max e altera-se a visualização de realistic para shaded;
* M para abrir o editor de materiais e selecciona-se um dos godés;
* Alteração da cor diffuse para amarelo de forma a ver-se melhor;
* Arrasta-se a informação do godés para o objecto para alterar a sua cor;
* Para introduzir uma camara, selecciona-se o ícone da camara e activa-se target;
* É possível mover a camara consoante o pretendido;
* Para alterar o campo de visão, aumentando-o, tem que se alterar o "FOV", substituindo o número 45 por 80;
* Escolhe-se a linha para ser a trajectória da visualização;
* Com o render é possível colocar o percurso em video.

Na segunda aula foi construída uma porta. -> As medidas devem ser introduzidas em milímetros;
* Criação de uma box -> medidas 750, 50, 2100 -> as medidas introduzem-se em keyboard entry;
* Zoom all para ver a box em todas as janelas;
* Selecciona-se com o botão esquerdo do rato a opção snap settings e escolhe-se os pontos necessários;
* Em modify consegue-se alterar a denominação da entidade;
* Selecciona-se a janela da esquerda e o menu de criação -> cria-se um círculo e depois uma linha que mostre o puxador. É necessário direccionar a linha nas várias janelas de modo que fique no sítio certo, onde vai ficar o puxador;
* Para se construir o puxador selecciona-se primeiro o puxador criado anteriormente e depois recorre-se ao menu modify, scale. Se alterarmos a posição dos vários pontos consegue-se modelar a forma;
* No editor gráfico é onde estão todos os elementos associados à cena. É possível definir as condições do objecto ao longo da apresentação;
* Cria-se uma linha que represente o movimento da porta;
* No primeiro símbolo da barra superior, consegue-se agrupar o puxador à porta. Selecciona-se primeiro o puxador e arrasta-se para a porta.

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