quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aula IX - 7/12/11

Visto que o pormenor arquitectónico vai ser desenho à escala real no "model space", a escala só será ajustada posteriormente no "paper space".
Nesta aula começámos então a abordar as escalas no layout.
No "paper space", o comando vports permite "rasgar" a janela do layout para colocar as imagens pretendidas que estão no model space. Para isso:
# Alterar as definições do layout no "pagesetup":
- Plotter: "DWF6 e Plot" (equivalente a pdf);
- A4 al alto;
- Não são pretendidas margens, queremos que a "moldura" coincida com o A4 por isso em properties -> "modify standard paper sizes" e escolher ISO A4;
- Na opção "modify paper sizes" -> "modify" para alterar as margens (colocar todas a 0);
- Criámos as nossas próprias margens no layout, utilizando os comandos "xline" horizontal e vertical e com margem de 25mm à esquerda e todas as outras com 5mm.
Para alterar a escala no model space no layout, clica-se dentro da janela -> "zoom" -> exemplo escala 1/5: "1000/5xp". Visto que as escalas se encontram em polegadas, é necessário convertê-las para metros e encontrar a sua razão. Fazer equivaler aproximadamente com as razões utilizadas.
Na segunda parte da aula, construímos um cubo utilizando o comando box -> 0,0 -> 10, 10, 10, que seria intersectado por uma esfera no seu centro (comando sphere -> 5,5,5) e 3 cilindros.
Vp indica-nos os ângulos de longitude e latitude de visualização do model space, neste caso escolhemos 315 e 30 graus.
3dorbit serve para podermos observar no espaço o cubo.
Viewports -> seleccionar four: left e setup30
Construção do primeiro cilindro com ponto da base e da altura em planos verticais. Para isso é necessário alterar o UCS para rodar o eixo x 90 graus, de maneira a trabalhar com o plano vertical.
Cyl -> base em x -> rad 2,5 -> altura 20.
Voltar ao UCS world e depois rodar o eixo z e x 90 graus para a construção do segundo cilindro.
O terceiro cilindro tem uma direcção oblíqua, em que o UCS roda o eixo z 135 graus e o eixo x 90 graus.
Para terminar, vamos subtrair o volume dos cilindros ao volume do cubo utilizando o comando subtract.

Sem comentários:

Enviar um comentário