quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aula X - 14/12/11

Revisão do que foi dado na aula anterior relativamente às escalas a usar no pormenor construtivo.
Voltou-se a construir um cubo usando o comando box -> 10,10,10 intersectado por uma esfera com centro 5,5,5;
Usando o comando ucs, rodou-se o eixo x90 graus de maneira a construir o primeiro cilindro com centro em 0,0,0 raio de 2.5 e -10 de altura;
Para construir o segundo cilindro, alterou-se o eixo y -90 graus, com recurso ao comando ucs. Este cilindro tinha os centros de ambas as bases em dois vértices superiores do cubo.
Sempre antes de alterar o ucs deve voltar-se ao inicial world. Para a construção do último cilindro rodou-se o eixo z 135 graus e o eixo x 90 graus. Este cilindro terá 5 de raio.
Para então subtrair os sólidos construídos ao cubo utiliza-se o comando subtract.
Pretendeu-se realizar duas plantas e dois cortes. Para isso criaram-se primeiro novas layers com os nomes "Planta1" (red), "Planta2" (yellow), "CorteT" (green) e "CorteL" (blue).
Para criar o plano de corte correspondente à "Planta1", usou-se o comando section -> xy -> 0,0;1.5. Para a "Planta2" o corte teria 4.5 de altura.
Para os cortes transversal e longitudinal e longitudinal, respectivamente: section -> yz -> ponto médio de uma aresta; section -> xz -> ponto médio de uma aresta.
Criaram-se novas alyers para as linhas de vista e projectadas da planta1. o linetype das linhas projectadas será o hidden, sendo que depois terá de ser ajustada a escala através do comando ltscale.
Para o desenho destes dois tipos de linha, activou-se no osnap p endpoint e nearet, e utilizou-se o comando polyline. Para o desenho da curva em vista usou-se primeiro polyline mas depois o comando spl para atribuir uma curvatura à minha realizada.
No final, representou-se também o ponto da esfera em vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário